Wen Wu / MWEU
Prefácio Driver de LED
A Olimpíada realizada no Rio de Janeiro, Brasil, terminou neste verão. Cada país tem sua emissora correspondente para apresentar os programas esportivos de alta qualidade aos torcedores. Uma das chaves para o sucesso desses programas de alta qualidade é o replay em câmera lenta. A repetição em câmera lenta pode fornecer um movimento dedicado dos atletas e, às vezes, pode ser usado para que os juízes tomem uma decisão precisa e justa. A velocidade de vídeo convencional é de 24 fps (quadro por segundo) para o sistema NTSC e 25 fps para o sistema PAL/SECAM.
A câmera lenta é alcançado aumentando os fps. Cada quadro ou imagem capturada precisa ter luz igual para evitar qualquer efeito visual desconfortável ou simplesmente chamado de cintilação mostrada no vídeo. Portanto, fornecer uma luz constante a partir de uma fonte de luz artificial é a chave para o sucesso da captura em câmera lenta. A quantidade de cintilação é determinada pelo parâmetro chamado fator Flicker ou Percent flicker. Este artigo explica por que o fator Flicker afeta o desempenho da câmera lenta e como o driver de LED da MEAN WELL pode atender ao requisito.
Figura 1
Ilustração da ondulação atual e da porcentagem de cintilação ou fator Flicker para aplicações de estádio
onde Imax, Imin é a corrente de saída máxima e mínima, respectivamente;
EHmax, EHmin é a iluminação máxima e mínima medida no tempo
Fator de ondulação e Flicker atual
O sistema de iluminação para estádio esportivo é baseado na luz de iodeto de metal (HID), que consome muita energia elétrica. Portanto, cada vez mais estádios estão substituindo o HID pelo sistema de iluminação LED. Exceto pela economia de energia, outras vantagens de usar iluminação LED no estádio incluem maior faixa de escurecimento, luz uniformemente distribuída, melhor renderização de cores (CRI>80), menor luz dispersa, sem tempo de espera ao reiniciar o sistema, tempo de vida mais longo, sem ou baixa cintilação para captura de vídeo em câmera lenta.
O mecanismo de operação física do driver de LED é converter a energia elétrica do driver de LED em luz. Se houver uma variação na energia elétrica, uma variação semelhante (não a mesma, mas felizmente menor) será apresentada no formato de luz de saída. Essa luz variável resulta na luz desigual em cada quadro quando em câmera lenta.
Como resultado, o driver de LED que determina o nível de variação de energia elétrica é o componente-chave para julgar o desempenho de cintilação de um sistema de iluminação LED. A corrente de saída ideal de um driver de LED deve ser plana e estável ao longo do tempo. A corrente de saída real mostra uma variação repetitiva ao longo de um período fixo e tal parâmetro é chamado de ondulação atual com a fórmula mostrada na Figura 1.
O fator Flicker ou parâmetro Percent flicker é usado para avaliar a variação ou o desempenho de cintilação de uma luz artificial. O designer do sistema de iluminação LED pode simplesmente pegar a ondulação atual do motorista para avaliar rapidamente o desempenho da cintilação, porque o resultado do fator Flicker da luz seria semelhante e um pouco melhor do que a ondulação atual do motorista.
Requisito de câmera lenta para o estádio
O fator Flicker médio do sistema de iluminação deve ser inferior a 5% para o estádio Elite Level A com menos de 300 fps de captura de vídeo em câmera lenta de acordo com o guia de iluminação do estádio Union Européenne de Football Association (UEFA) de 2016. O estádio de Nível A e B deveria ter uma média de fator Flicker inferior a 12%, ende o estádio de Nível C deveria ter uma média de fator Flicker inferior a 20%.
HLG-80H Driver de LED 80W Alta Eficiência e Durabilidade MeanWell
A ondulação atual do driver de LED
O parâmetro de ondulação atual pode ser encontrado na folha de dados do driver de LED de corrente constante. Por exemplo, a série MEAN WELL HLG-320H-C tem cascata atual de 5%. A ondulação atual medida real pode se referir ao relatório de teste on-line. Como mostrado na Figura 2, a ondulação atual medida é de 1,14%, o que atende ao requisito de 5% para o estádio Elite Level A na UEFA.
Figura 2 Ondulação atual da especificação da série MEAN WELL HLG-320H-C (Esquerda);
A ondulação de corrente medida do relatório de teste do HLG-320H-C1400 com corrente de saída 1400 mA (direita)
Resumo
A captura de vídeo em câmera lenta depende muito da luz artificial. O driver de LED é o componente-chave para determinar o desempenho de cintilação em um sistema de iluminação que utiliza driver de LED. Dependendo da finalidade e do requisito, a MEAN WELL oferece uma linha completa de produtos e suporte técnico para que o cliente possa criar rapidamente um sistema de iluminação LED adequado para aplicações de captura em câmera lenta.
Acompanhe mais artigos no nosso blog.